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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente. |
Data corrente: |
01/03/2017 |
Data da última atualização: |
06/03/2017 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
UENO, V. A.; NEVES, M. C.; QUEIROGA, J. L. de; RAMOS FILHO, L. O.; OLIVEIRA, L. P. de. |
Afiliação: |
VANESSA AYUMI UENO, UNICAMP; MARCOS CORREA NEVES, CNPMA; JOEL LEANDRO DE QUEIROGA, CNPMA; LUIZ OCTAVIO RAMOS FILHO, CNPMA; LAISSA PACHECO DE OLIVEIRA, UNICAMP. |
Título: |
Estratégias de comercialização da agricultura familiar: estudos de caso em assentamentos rurais do estado de São Paulo. |
Ano de publicação: |
2016 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO SOBRE REFORMA AGRÁRIA E QUESTÕES RURAIS, 7., 2016, Araraquara. 30 anos de assentamentos na Nova República: qual agricultura e qual sociedade queremos? anais. Araraquara: UNIARA, 2016. 14 p. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Resumo: A agricultura familiar é responsável por garantir boa parte da segurança alimentar do país sendo importante fornecedora de alimentos para o mercado interno. Isto é ilustrado por dados do censo do IBGE (2006), que mostram expressiva participação da agricultura familiar em importantes culturas. Apesar desta importância, a agricultura familiar enfrenta várias dificuldades, como a dificuldade de acesso a diferentes mercados e obtenção de preços justos pela produção, que possibilite a capitalização do agricultor, a ampliação da sua produção, melhoria da produtividade e a possibilidade de fixação das novas gerações no campo. Pela relevância do tema, a Embrapa Meio Ambiente, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA-SP), a UNESP e UFSCar desenvolvem um estudo que busca identificar as formas de comercialização existentes, avaliar as suas características, barreiras e eventuais soluções, com enfoque na produção de Sistemas Agroflorestais, e tendo como base dois estudos de caso na região Nordeste de São Paulo: os assentamentos Sepé Tiaraju e 17 de Abril. Este trabalho descreve a fase inicial deste estudo, com o levantamento preliminar das estratégias de comercialização e suas características, tendo a literatura como fonte principal de informação. O trabalho será posteriormente complementado com levantamento de campo, junto aos agricultores, associações e outros agentes do processo de comercialização. Como resultado desta fase inicial foi gerado uma tipologia com a classificação das diferentes formas de comercialização, tendo a preocupação de definir conceitualmente cada canal e registrar suas características, seus aspectos positivos e negativos. MenosResumo: A agricultura familiar é responsável por garantir boa parte da segurança alimentar do país sendo importante fornecedora de alimentos para o mercado interno. Isto é ilustrado por dados do censo do IBGE (2006), que mostram expressiva participação da agricultura familiar em importantes culturas. Apesar desta importância, a agricultura familiar enfrenta várias dificuldades, como a dificuldade de acesso a diferentes mercados e obtenção de preços justos pela produção, que possibilite a capitalização do agricultor, a ampliação da sua produção, melhoria da produtividade e a possibilidade de fixação das novas gerações no campo. Pela relevância do tema, a Embrapa Meio Ambiente, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA-SP), a UNESP e UFSCar desenvolvem um estudo que busca identificar as formas de comercialização existentes, avaliar as suas características, barreiras e eventuais soluções, com enfoque na produção de Sistemas Agroflorestais, e tendo como base dois estudos de caso na região Nordeste de São Paulo: os assentamentos Sepé Tiaraju e 17 de Abril. Este trabalho descreve a fase inicial deste estudo, com o levantamento preliminar das estratégias de comercialização e suas características, tendo a literatura como fonte principal de informação. O trabalho será posteriormente complementado com levantamento de campo, junto aos agricultores, associações e outros agentes do processo de comercialização. Como resultado desta fase inicial foi gerado uma tipologia com a classificaç... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Estratégias de comercialização; Mercados institucionais; Sistemas agroflorestais. |
Thesagro: |
Agregação de Valor; Agricultura familiar; Agricultura sustentável; Agrossilvicultura; Comercialização. |
Thesaurus Nal: |
Agroforestry; Commercialization; Family farms. |
Categoria do assunto: |
A Sistemas de Cultivo |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/156785/1/2016AA50.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Meio Ambiente (CNPMA) |
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Biblioteca |
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URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agricultura Digital. Para informações adicionais entre em contato com cnptia.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
25/03/1997 |
Data da última atualização: |
04/01/2011 |
Autoria: |
EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa Tecnológica em Informática para a Agricultura (Campinas, SP). |
Título: |
Projeto de sinalização: edificio sede Campus da Unicamp - Campinas. |
Ano de publicação: |
1995 |
Fonte/Imprenta: |
Campinas, [1995]. |
Páginas: |
Não paginado. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Memoria descritiva. Materiais. Tipologia. Cores. Lay-outs. Dimensões. Anexos: plantas de localização. Protótipos. |
Palavras-Chave: |
Layout do prédio; Sinalização do prédio do CNPTIA. |
Categoria do assunto: |
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Marc: |
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Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
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